Desplugando as Pessoas da Matrix

Estadunidenses, britânicos, e europeus ocidentais estão acostumados a pensar em si mesmos como os representantes da liberdade, democracia e moralidade no mundo. O Ocidente julga o resto do mundo como se fosse Deus e os outros bárbaros necessitando de punição, invasão e ocupação.

Como um adesivo de para-choque diz: "Seja bom para a América ou traremos a democracia para seu país."

Nos EUA, menininhas de seis anos de idade que se comportam mal na escola são algemadas, presas e acusadas de crimes. Nem mesmo Hitler e Stalin foram tão longe. (ver: 10 Disgusting Examples Of Very Young School Children Being Arrested, Handcuffed And Brutalized By Police).

A maioria dos artigos comparando EUA e China geralmente tendem para o lado propagandístico. Uma exceção é Ron Unz que escreveu um artigo fazendo uma comparação realista e no processo fornecendo uma oportunidade única de aprendizado. Não perca. (ver: China’s Rise, America’s Fall e Chinese Melamine and American Vioxx: A Comparison).

Ron Unz é um herói, e muito corajoso. Como George Orwell disse: "Em um tempo de engodo universal, dizer a verdade é um ato revolucionário."

É um ato ainda mais corajoso quando ninguém quer ouvir a verdade. Nas palavras de Frantz Fanon: "Às vezes as pessoas têm uma crença central que é muito forte. Quando são apresentadas com evidências contrarias a essa crença, a nova evidência não pode ser aceita. Criaria um sentimento que é extremamente desconfortável, chamada dissonância cognitiva. E porque é tão importante proteger a crença central, elas irão racionalizar, ignorar e até negar algo que não se ajuste com a crença central."

Ou, como é explicado a Neo no filme, "A Matrix é um sistema, Neo. Esse sistema é nosso inimigo. Mas quando você está dentro, você olha ao redor, o que você vê? Empresários, professores, advogados, carpinteiros. As próprias mentes das pessoas que estamos tentando salvar. Mas até conseguirmos, essas pessoas ainda são parte desse sistema, e isso faz delas nossas inimigas. Você tem que entender, a maioria dessas pessoas não estão prontas para serem desplugadas. E muitas delas estão tão acostumadas, tão dependentes do sistema, que vão lutar para protegê-lo. "

A maioria das pessoas que conheço pessoalmente, não estão dispostas a serem desplugadas. Eu suponho que os meus leitores estão, então aproveitem a oportunidade de continuarem a serem desplugados e leiam a comparação de Ron Unz entre EUA e China. Depois, façam o possível para desplugar outros.


Artigo de Paul Craig Roberts no Global Research:
http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=30416

Comentários

  1. Olá!

    Encontrei o seu blog por acaso fazendo uma pesquisa sobre "Fratura Hidráulica", gosto do seu blog - também tenho "alguns" blogs - e comecei a segui-lo para acompanhar suas atualizações.

    Este artigo é bastante oportuno. Vou conferir o texto, do Ron Unz, também penso assim em relação à democracia estadunidense e o seu modelo "tipo exportação".

    Se quiser, passe “lá” nos meus blogs para dar uma olhada.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

What Newton has to say about the collapse of WTC

Chernobil: Consequências da Catástrofe para as Pessoas e o Meio Ambiente

Aquecimento Global: aumento de CO2 é um sintoma, não a causa principal