Fratura Hidráulica

Fratura Hidráulica é o método que as companhias de petróleo e gás estão usando para aumentar a produção de gás.

Ele consiste basicamente em injetar água pressurizada (de 3,8 a 26,5 milhões de litros) com aproximadamente 600 substâncias químicas para fraturar a rocha e liberar o gás. Entre essas substâncias tem thilbenzeno, um conhecido cancerígeno e uma série de produtos desconhecidos que são considerados de propriedade intelectual.

Cada poço desse pode ser fraturado até 18 vezes, onde são injetados de 3,8 a 26,5 milhões de litros de água junto com o fluído de fratura em cada uma dessas operações. E um dado muito interessante é que são necessários de 400 a 600 caminhões tanque de água em cada operação e são retirados apenas de 200 a 300 caminhões. Então nem tudo que é injetado, saí.

Além disso parte dessa água contaminada é retirada do poço e despejada em "piscinas" feitas diretamente no solo, sem impermeabilização nenhuma. Nessas "piscinas" são usados borrifadores que espalham essa "água" na atmosfera para evaporar mais rapidamente.

A medida que o gás é retirado ele precisa ser manipulado e um dos equipamentos usados são condensadores que liberam na atmosfera uma serie de substâncias cancerígenas e neurotoxinas como o benzeno.

O maior dano acorre quando a rocha fratura onde são causados microterremotos que fazem o lençol de água da região ser contamidado com essas substâncias tóxicas e o próprio gás. Esses químicos podem causar desde doenças respiratórias como asma até doenças neurológicas como dores de cabeça e lesões no cérebro.

Outro efeito colateral é que em algumas localidades o gás começa a brotar do solo (quando acontece em um corpo d'água é possível ver bolhas saindo do solo) matando a fauna da região, inclusive fazendo com que pássaros em pleno vôo caiam.

O método também está sendo associado com o aumento de 1200%, isso mesmo mil e duzentos porcento, no último ano na incidência de terromotos no estado do Arkansas nos EUA.


Filme Gasland de Josh Fox:
http://www.imdb.com/title/tt1558250/


Artigo de  Randy Ananda publicado no GlobalResearch:
http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=22667

Comentários

  1. ótimo artigo. Vou apresentar um trabalho sobre Fratura Hidráulica, ajudou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gérika.

      Se você gostou desse artigo provavelmente vai gostar também dessa palestra do Dr. Ingraffea no YouTube.

      http://www.youtube.com/watch?v=mSWmXpEkEPg

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Chernobil: Consequências da Catástrofe para as Pessoas e o Meio Ambiente

What Newton has to say about the collapse of WTC

Aquecimento Global: aumento de CO2 é um sintoma, não a causa principal